window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.noticiasdeminas.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Primeiras oitivas da I da Sanepar ocorrem nesta quinta em PG | aRede
PUBLICIDADE

Primeiras oitivas da I da Sanepar ocorrem nesta quinta em PG

Vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito farão questionamentos à atual secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa e ao ex-chefe da pasta

I aberta pela Câmara Municipal investiga operação da Sanepar em Ponta Grossa
I aberta pela Câmara Municipal investiga operação da Sanepar em Ponta Grossa -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Comissão Parlamentar de Inquérito (I) que investiga a Sanepar ouve, nesta quinta-feira (27), a secretária Municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, e o ex-chefe da pasta, Sandro Bandeira, em oitiva que ocorre no Plenário da Casa de Leis, às 15 horas.

A decisão de convocar Carla e Sandro ocorre pelo fato de que compete à Secretaria de Meio Ambiente fazer a atualização do plano municipal de saneamento básico. Dessa forma, a I buscará entender melhor os trâmites entre a Prefeitura, através do comando da pasta de Meio Ambiente, com a Sanepar, no que se refere as questões da gestão do contrato de saneamento básico.

O presidente da I, vereador Guilherme Mazer (PT) destaca a importância das oitivas para a sequência das investigações da comissão. "O depoimento da atual secretária e do ex-secretário de Meio Ambiente são fundamentais para elucidar os fatos relacionados com a participação da Prefeitura na gestão e fiscalização do contrato de saneamento do município", destacou.

Cabe lembrar que a oitiva é uma das ferramentas que a I dispõe para realizar investigações. A oitiva consiste em um interrogatório, no qual os convocados respondem os questionamentos dos membros da Comissão.

A I - Na semana ada, após requerimento de Mazer e da vereadora Joce Canto (PP), a Câmara Municipal de Ponta Grossa instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o contrato acordado entre a Prefeitura Municipal e a Sanepar.

A I foi motivada a partir dos problemas de falta d'água que a população de Ponta Grossa tem enfrentando nas últimas semanas. Embora a companhia utilize o argumento de que as falhas no abastecimento se devem às ondas de calor e uma mudança brusca no padrão de consumo da população, os vereadores problematizam a Sanepar alegando que obras de melhoria na infraestrutura de captação no armazenamento de água tratada já deveria ter sido realizada há anos.

REQUERIMENTOS - Entre as informações requeridas pela I da Sanepar à Prefeitura de Ponta Grossa, está a data de publicação do decreto 17.070 de 2020 que trata do Plano Municipal de Saneamento Básico. Além disso, os vereadores também querem o ao contrato de concessão de saneamento básico vigente e cópias dos planos municipais de saneamento básico. Entre as dúvidas da I está a quantidade de vezes que a Prefeitura eventualmente multou a Sanepar pelo descumprimento do contrato com o município.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right