window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.noticiasdeminas.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Cooperativas ampliam renda e se transformam em franquias sociais | aRede
PUBLICIDADE

Cooperativas ampliam renda e se transformam em franquias sociais

Iniciativas de Reserva e de Telêmaco Borba receberam ajuda da Klabin

Membros da Associação de Materiais Recicláveis Acamarango
Membros da Associação de Materiais Recicláveis Acamarango -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As cooperativas, que desde 2012 integram o 'Programa de Resíduos sólidos', o Klabin Transforma Território Circular, aumentaram a renda dos cooperados e associados e hoje são modelos de gestão para instituições brasileiras de reciclagem.

Em 12 e 13 de novembro, as cooperativas Acamarango, de Reserva, e ReciclaTB, de Telêmaco Borba, se transformaram em franquias sociais. Com apoio da Klabin, em parceria com as prefeituras municipais e a metodologia e tecnologia Social da Ambipar Environment, as cooperativas am a ser modelos de gestão, em produtividade, regularidade institucional, redução da destinação incorreta de resíduos e abastecimento do mercado de reciclagem.

A transição para o modelo de franquia social é uma jornada de profissionalização para as cooperativas, que visa o desenvolvimento econômico, ambiental e social de uma cidade. Esse modelo busca transferir conhecimento técnico e garantir que as organizações de reciclagem possam operar de forma sustentável, com autonomia e benefícios para todos os envolvidos, fortalecendo a economia local com circularidade e promovendo a reciclagem e o descarte adequado de resíduos.

A Associação de Materiais Recicláveis Acamarango, que está em estruturação desde 2021, a a atuar em um novo galpão, conquistado através do termo de compromisso assinado com a Prefeitura Municipal de Reserva, garantindo melhores condições de trabalho e escala na produção. Já a ReciclaTB, em Telêmaco Borba, recebeu melhorias em suas instalações, proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente para o manejo de resíduos, agora segue mais um o em sua evolução, se tornando uma franquia social.

Ambas cooperativas participam do 'Programa Klabin Transforma Território Circular', que tem como objetivo apoiar os municípios na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da cessão de novos equipamentos, assessoria técnica especializada, além de apoio na capacitação dos gestores municipais, desenvolvimento dos pro­fissionais de reciclagem e ações voltadas à educação ambiental e conscientização da população.

“A Acamarango se tornou a primeira associação da região a ter parceria firmada com a prefeitura. Agora, temos um espaço planejado para receber o resíduo da coleta seletiva e fazer o processamento com mais eficiência, aumentando a renda dos associados", declarou Leonir dos Santos, presidente da Acamarango. O novo espaço conta com cozinha, refeitório, banheiros íveis, escritório e área de descarga e disposição para os materiais, oferecendo mais segurança e dignidade para o nosso trabalho. “Me sinto muito importante trabalhando aqui. Fazemos a separação correta dos materiais, vendemos e, com isso, tiramos nosso sustento. Com a ajuda da Klabin, conseguimos um preço maior para os resíduos e aumentamos nossa renda no fim do mês”, comemora dos Santos.

Integrantes da ReciclaTB, de Telêmaco Borba
Integrantes da ReciclaTB, de Telêmaco Borba |  Foto: Divulgação/Klabin.
 

A ReciclaTB vem aprimorando suas operações, incorporando melhorias nas condições de trabalho, aumentando sua produtividade e hoje são reconhecidos na cidade de Telêmaco Borba como profissionais da reciclagem. Desde 2021, quando o trabalho foi iniciado com a parceria e execução técnica da Ambipar, a renda média dos cooperados - que era de R$ 1,2 mil, hoje na média chega a R$ 4 mil e com metas ainda mais ambiciosas de produção.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right