window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.noticiasdeminas.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Dom Sergio é nomeado Apostólico pelo Papa | aRede
PUBLICIDADE

Dom Sergio é nomeado Apostólico pelo Papa

A renúncia de Dom Sergio Arthur Braschi foi aceita pelo Papa Francisco na manhã desta segunda

Dom Sergio completou 75 anos
Dom Sergio completou 75 anos -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, da diocese de Ponta Grossa, na manhã desta segunda-feira (10). O pedido havia sido enviado há seis meses. "Eu completei 75 anos em dezembro ado, então o Papa Francisco pôde aceitar a minha renúncia, por ocasião da nomeação de um sucessor. Assim, eu fui nomeado Apostólico, pois o Papa deseja que eu continue istrando enquanto o novo bispo não vem", comentou Dom Sergio.

Além do acolhimento à renúncia, o Papa nomeou um novo bispo para o município, na manhã desta segunda -  veja aqui. Em relação a transição do bispo diocesano, Dom Sergio relatou que o bispo eleito,  Dom Bruno Elizeu Versari, seguirá istrando a diocese de Campo Mourão, onde é o atual bispo, até assumir a diocese ponta-grossense. Conforme Dom Sergio, como a mudança foi decidida em poucos dias e Dom Bruno também é presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o sucessor deve vir à Ponta Grossa nas próximas semanas.

Sobre o legado deixado em nossa cidade, Dom Sergio comenta que, em 15 de julho, completará 21 anos como bispo de Ponta Grossa, sendo o terceiro bispo mais longevo do município. No entanto, antes de vir para a diocese ponta-grossense, Dom Sergio foi bispo auxiliar de Curitiba, durante 5 anos e, na sequência, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Ponta Grossa.

Ao Portal aRede, Dom Sergio falou sobre a sua ligação com a comunidade ponta-grossense. "Eu procurei estar sempre presente e celebrei praticamente todas as crismas nesses 21 anos. Uma ou outra vez estive hospitalizado e precisei ser substituído. Normalmente tenho estado muito presente nas visitas pastorais, nas festas e eu sinto muito o carinho da população", compartilhou o bispo. 

Já a respeito dos desafios enfrentados nessa trajetória, Dom Sergio relatou que eles sempre existem. "Claro que a igreja vê uma mudança grande na sociedade e precisa se adaptar. Nós temos que procurar enxergar os sinais dos tempos e saber como responder os problemas de hoje", comenta. 

Em mensagem ao bispo eleito, Dom Bruno Elizeu Versari, Dom Sergio fala que o sucessor é alguém que ele tem uma grande estima e iração. "Peço que a nossa diocese acolha com muito carinho o nosso novo bispo e eu tenho certeza que vão gostar dele. Desejo que rezem em todas as missas com estas palavras 'Lembrai-vos senhor do Papa Francisco e de nosso bispo Dom Bruno Elizeu Versari'".

Sob supervisão de Mario Martins

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right