PG recebe 1º encontro de capacitação sobre políticas para mulheres
Iniciativa vai percorrer o Paraná para qualificar a política para mulheres e gestão de recursos, reunindo gestoras municipais e conselheiras dos direitos das mulheres de todo o Estado
Publicado: 15/04/2025, 18:50

A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) promove uma nova ação estratégica para qualificar ainda mais a política para mulheres no Estado: as Capacitações Macrorregionais. Com início nessa terça-feira (15) em Ponta Grossa, serão realizados, ao todo, oito encontros descentralizados nos próximos meses, reunindo gestoras municipais e conselheiras dos direitos das mulheres de todo o Estado.
Os eventos acontecerão também em Campo Mourão, Pato Branco, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Com um investimento histórico de mais de R$ 26 milhões, reados diretamente a 178 municípios por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM), o Paraná se tornou referência nacional no fortalecimento das políticas de equidade de gênero.
As Capacitações Macrorregionais são mais um o importante para garantir que esses recursos se transformem em ações concretas e transformadoras na vida das mulheres. O objetivo da Semipi é apoiar a gestão local no planejamento, execução e prestação de contas dos recursos, além de fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.
“Essa é uma oportunidade de estarmos ainda mais próximas, ouvindo as demandas dos municípios, sanando dúvidas e construindo juntas caminhos para que a política pública chegue a quem mais precisa. Contamos com o engajamento dos interessados e interessadas para transformar esse investimento em mais autonomia, proteção e dignidade para as mulheres paranaenses, fazendo a diferença nos municípios”, convida a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
PÚBLICO-ALVO – Cada encontro macrorregional oferece quatro vagas por município, sendo duas para profissionais da política da mulher e duas para conselheiras municipais dos direitos da mulher (um representante governamental e um não governamental).
A Semipi reitera a importância desta capacitação para otimizar a utilização dos recursos reados pela secretaria, além de proporcionar espaço de diálogo e esclarecimentos de dúvidas das profissionais e conselheiras que estão envolvidas diretamente na promoção desta política de garantia de direitos que afeta o maior número de habitantes do Estado.
Com informações da Assessoria de imprensa