Classe de Palmeira elabora jornais com temáticas escolares
Com a realização de pesquisas e estudos em sala, o quinto ano da Escola Leonor Santos pode testar os limites e formatos do jornal impresso e do telejornalismo ao apresentar notícias ligadas a instituição
Publicado: 27/05/2024, 10:00

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos, coordenados pela professora Silmara de Sá Ribas, realizaram uma proposta relacionada ao jornal impresso e aos telejornais. A docente explicou que buscou caminhos para despertar a curiosidade dos alunos, oferecendo alternativas para refletir e discutir opiniões, estimulando nos educados a vontade de conhecer o mundo, questionar, interpretar e buscar experiências.
“Inicialmente, foi realizado um estudo com jornais impressos em sala de aula. Com a dinâmica, percebi que o jornal pode ser um instrumento para a contextualização e construção do conhecimento, formação de leitores críticos, atentos, questionadores e reflexivos, permitindo o fortalecimento da cidadania. Após essa atividade, os alunos confeccionaram um jornal impresso com notícias da escola e apresentaram para os demais colegas”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Como atividade de casa, foi proposto aos alunos que assistissem a um telejornal e anotassem as informações mais importantes para debater em sala. Dessa forma, quando retornaram, a turma foi dividida em três equipes, onde cada equipe montou o roteiro de um telejornal da escola. “Eles deram nomes aos seus telejornais e pesquisaram notícias relacionadas à escola para compor o conteúdo. Também realizaram entrevistas com alguns funcionários da escola. Com o roteiro pronto, dividiram as tarefas e começaram os ensaios. As gravações foram feitas com o auxílio da professora, seguindo os roteiros de cada equipe”, comentou Silmara.
Com a atividade, a professora concluiu que existe uma necessidade de criar na sala de aula um espaço de discussão, reflexão e debate entre os alunos, promovendo a construção coletiva de conhecimento.