PR inaugura pontos de wi-fi público e gratuito em Irati e Palmeira
Foram cinco pontos instalados por meio do Wi-Fi Paraná Inovador, projeto da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI)
Publicado: 15/03/2024, 15:05

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), inaugurou nesta quinta-feira (14) mais cinco pontos de o público à internet do projeto Wi-Fi Paraná Inovador nos municípios de Irati e Palmeira, nas regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais, respectivamente.
O objetivo do projeto é levar inclusão digital para municípios que tenham maior dificuldade de conectividade por meio de uma rede gratuita. A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente. Em Irati, são dois pontos na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Já em Palmeira, foram três pontos instalados no Posto de Saúde ESF Vila Rosa.
GALERIA DE FOTOS
O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, disse que o objetivo do programa é ampliar o o aos serviços de conexão à internet nos municípios, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. “Levar internet pública e gratuita para a população significa democratizar o o à tecnologia. Atualmente, estamos fazendo testes com alguns pontos em regiões mais centrais, para depois levar o wi-fi para bairros mais afastados e com dificuldade de conexão”, explicou.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, celebrou a adesão do município ao programa. “A internet hoje é tão necessária em nossas vidas com suas inúmeras funcionalidades. Disponibilizar esse o aos iratienses melhorará muito os momentos de lazer, já que os os serão em pontos turísticos da cidade”, afirmou.
Pato Branco, no Sudoeste, foi o primeiro município a receber o teste de conexão, com dois pontos de o na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cristo Rei. A UPA funciona 24h, com circulação de mais de 11 mil pessoas mensalmente.
A ideia é que na primeira fase, com os pontos de o instalados nos três municípios, seja possível mensurar a melhor localização e aproveitamento do sinal de wi-fi, além de monitorar as redes e os resultados e, assim, iniciar a segunda fase do programa, atendendo outras cidades.
Com informações de assessoria.