window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.noticiasdeminas.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo | aRede
PUBLICIDADE

Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua a pela sombra escura da Terra

VÍDEO
O início do eclipse parcial ocorreu às 23h12 | Autor: Maurício José Kaczmarech

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apesar das nuvens, o céu de Ponta Grossa permitiu à população visualizar o eclipse parcial da lunar, ocorrido na noite dessa terça-feira (17).

O fenômeno iniciou a partir das 21h41, com a fase penumbral. O início do eclipse parcial ocorreu às 23h12 e o ápice do fenômeno às 23h44.

Conforme o astrônomo amador Maurício José Kaczmarech, da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ( SPCA), a partir das 23h12 o eclipse foi iniciado, o qual teve que lutar contra as nuvens para se tornar visível. Já às 23h44 chegou ao seu ápice e a lua teve a fração de uma de suas bordas encoberta, como parte da sombra que a Terra projeta no espaço, parecendo uma mordida no disco lunar.

O fenômeno ocorreu em noite de Lua Cheia, do tipo 'superlua', que acontece quando o astro está mais próximo da Terra. Por isso, a Lua Cheia estava com um diâmetro aparentemente superior ao que apresenta em outras posições de sua órbita. Dessa forma, a Lua Cheia fica 14% maior e com uma luminosidade 30% mais elevada do que as Luas Cheias que não ocorrem no perigeu da órbita lunar.

A noite no Paraná ficou nublada nessa terça, mas foi possível conferir o eclipse em várias cidades do Estado. O fenômeno também pôde ser assistido pela internet. O Observatório Nacional transmitiu ao vivo.

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua a pela sombra escura da Terra.

GALERIA DE FOTOS

  • Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo
  • Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo
  • Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo
  • Ponta-grossenses registram imagens de eclipse lunar; veja vídeo
  

Com informações: Bem Paraná

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right