window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.noticiasdeminas.net.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Dinâmica com ‘leitura ritmada’ ocorre em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica com ‘leitura ritmada’ ocorre em Castro

Proposta une oralidade, brincadeira, audição, percepções espacial e temporal, além de integrar as parlendas; trabalho ocorreu no quarto ano C da Escola Professora Dalila Ayres

Iniciativa trouxe diversos ganhos pedagógicos à classe
Iniciativa trouxe diversos ganhos pedagógicos à classe -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano C da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, em Castro, da professora Dalva Aparecida Henisch, desenvolveu uma atividade lúdica integrando oralidade, brincadeira, audição, percepção espacial e temporal e a localização através do som. A docente explica que os alunos realizam formação em círculo, onde um educando é vendado e fica ao centro dos demais para ouvir eles recitando uma parlenda, marcando o ritmo com um objeto sonoro.

GALERIA DE FOTOS

  • Proposta divertiu e ensinou estudantes em sala de aula.
    Proposta divertiu e ensinou estudantes em sala de aula.
  • Proposta divertiu e ensinou estudantes em sala de aula.
    Proposta divertiu e ensinou estudantes em sala de aula.

“A formação em círculo é escolhida para ficar mais confortável ao arem o objeto sonoro, enquanto recitam de forma ritmada a parlenda a seguir: ‘Bate o monjolo no pilão/Pega a mandioca pra fazer farinha/Onde foi parar meu tostão/Ele foi parar na vizinha’. O aluno ao centro acompanha, através da audição e com os olhos vendados, e procura descobrir com qual colega o objeto sonoro estará localizado”, elenca a educadora.

Para complementar, Dalva cita que, quando terminam de recitar a parlenda, o colega que recebe o objeto sono o esconde entre as mãos, colocando para trás do corpo e todos repetem o gesto. Quem adivinhar qual é o amigo que guardou o objeto, ganha pontos e, quem errar, paga prenda.

e o blog escolar da Escola Dalva Aparecida Henisch clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right